Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fábrica da Messa [video]

A "Messa" foi sem dúvida um marco na história de Mem Martins... e basta conversar com as pessoas mais antigas da vila que certamente vai encontrar alguém que trabalhou nesta fábrica. Era sem dúvida uma grandiosa empresa de máquinas de escrever, que acabou por encerrar em 1985.
actual estado da Fábrica - Propriedade da Câmara Municipal de Sintra
A agitação era grande, originada pelos empregados da fabrica (diz-se 1700). Chegou a ser a Fabrica com mais funcionários do Concelho de Sintra. A movimentação de pessoal para o "Bairro das Eiras" era intensa, e todos os dias a sirene tocava às 18h, como sinal do encerramento dos trabalhos.

Autocarro da Carris acidentado com publicidade da Messa


Vários factores deram origem ao final desta indústria... que ainda hoje parece ser uma história difícil de contar para muita gente. O que matou esta fábrica? Agitação sindical? Má gestão? Falta de visão no futuro? Turbulência pós 25 Abril?

Manifestação de funcionários da Messa

Encontrei na internet, a história de um ex-funcionário da Messa, José Carvalho, conhecido por todos por "Zé da Messa". Um homem que pertenceu à comissão de trabalhadores, e lutou pelos direitos dos trabalhadores.


Abaixo, um pequeno excerto do vídeo sobre o "Zé da Messa", onde de pode ver algumas imagens da antiga fabrica. 


Reportagem completa sobre José Carvalho


Seria certamente um trabalho muito interessante e válido, a recolha de histórias sobre desta grandiosa fábrica... encerrada à quase 30 anos... uma pagina importante da freguesia de Algueirão Mem Martins, e do concelho de Sintra...
Exemplar de uma maquina de escrever construída na Fábrica de Mem Martins


22 comentários:

  1. A principal razão para o fecho da Messa foi a tecnologia. Na altura a olivetti ainda pensou comprar a fábrica e transformá-la numa linha de montagem de computadores, caixas registadoras e balanças de precisão. Mas acabou por ficar em Tarrasa, Barcelona. E assim se perdeu mais uma fábrica. Lembro-me também que a Messa empregava muitos invisuais e tinha grandes preocupações sociais.

    O tema é fascinante e histórico, quem como eu passou da máquina de escrever para o computador percebe, nunca esquecerei o cheiro da tinta das fitas e de ficar com os dedos sujos sempre que a fita prendia, muito pouco prático mas emocionante.

    ResponderEliminar
  2. Foi o meu primeiro emprego, tinha eu 14 anos. Foi muito marcante para mim,
    sai em 1981 e ainda hoje guardo boas recordações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, foi o teu e o meu primeiro emprego!!! Fomos colegas. Eu fui um dos 3 paquetes da altura. Era o Zé, tu e eu, o Mário. Se vires esta resposta contactar-me através do email mario.joao.marques@gmail.com

      Eliminar
    2. A minha mãe e minha avó trabalharam nessa fábrica eram umas meninas...e também foi o primeiro trabalho delas...quando se foram embora choraram muito.a minha avó trabalhava na cozinha....era a D.Eugenia❤️

      Eliminar
  3. Aprendi a escrever numa máquina igual á da foto, sabia da importância que a Messa teve em Mem Martins e em todo o concelho de Sintra, nitidamente tratou-se de um caso de má gestão em que os gestores não souberam adaptar-se ás novas realidades tecnológicas...

    ResponderEliminar
  4. o meu nome e Vitor Santos Trabalhei na Messa desde 1971 ate aos anos 80s um pouco antes do encerramento assisti a construcao do grande edificio de pavilhoes onde se instalou as linhas de montagem que tinham sido transferidas temporariamente para as intalacoes anexas a Duraplas,e que mais tarde deu origem a famosa fabrica PRINTER PORTUGUESA.Em 1972 deu-se a mudanca para as novas instalacoes onde funcionaram ate encerrar a fabrica.Apos tempos conturbados pelas politicas do 25 de Abril comecou o processo de perda de producao pela introducao dos computadores no mescado e tambem pela falha de instalacao da producao dos produtos da Olivetti em favor da vizinha Espanha o que ditou a sentence de morte da empresa que nessa altura ja nao tinha nem metade dos trabalhadores que tinha antes do 25 de abril.Produziam-se alguns modelos comerciais e portateis que eram exportados para os 4 cantos do Mundo sendo que um dos maiores clients eram os Estados Unidos entre Japao,China,Africa do Sul,Autralia,taiwan,Formosa,Indonesia,e outros tantos que agora nao me lembro.Foi uma grande empresa tendo contribuido bastante para o desenvolvimento da Regiao e arredores,sinto um saudade imensa de todo esse passado e todas essas pessoas que apesar de muitas eram como um familia.Quanto as instalacoes foi uma grande pena nao terem sido aproveitadas para outros fins por ex:Uma clinica de emergencia para o Conselho de Sintra porque condicoes nao faltavam.

    ResponderEliminar
  5. bom dia sabe qual o modelo?
    Agradecia se me enviasse para inha1965@gmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Londres,08/04/2014
    Olá a todos.
    Ví ontem num programa televisivo, (TVI – Telenovela da tarde – A Outra – numa cena passada num posto policial em Moçambique) uma Máquina de Escrever Messa igual á apresentada, e que despertou logo em mim uma recordação de quase 50 anos, quando trabalhei não na Fábrica em Mem-Martins, mas na oficina de Assistencia e Reparações da Messa em Lisboa , na Av. Almirante Reis 59 –Nos anos de 1966,67,68.
    (Aínda hoje tenho comigo recíbos de vencimento daquela altura). Nesse tempo os modelos eram dois (2) comerciais feitas em Ferro Fundido tiradas do protótipo alemão SIEMAG e duas (2) com caixa aérodinâmica plástica, igual á da imagem cujo modelo é a M1, e a M8, a diferênça era no tamanho do Cilindro (Rolo de borracha comprido ande acenta a folha de papel) 31/62 e o de 81Cm que era usada mais para fazer trabalhos com folhas de papel mais largas ou compridas, ( Mapas Salariais, Balancetes etc ...). e a portátil Messa 2000.
    Aínda hoje recordo o cheiro da gasolina de avião com que lavavamos as Máquinas, e parece-me sentir nos dedos as picadas das ”Tiges” (nome dado aos araminhos – todos de tamanho e forma diferente (quanto ao tamanho e curvaturas) que faziam accionar as “Barras”, peças longas e achatadas com os “Tipos” (letras) na Ponta).
    Pois fiquei muito satisfeito ao recordar essses tempos, através da minha procura no Google.pt por Máquinas de Escrever Messa e apareceu-me esta página á qual fico contente por juntar mais estas palavras, que espero poder elucidar a pergunta anterior, quanto ao modelo da imagem - MESSA M1

    Bem Hajam todos aqueles que honradamente trabalhando, dignificam Portugal!..
    Carlos Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigos. No Facebook foi criada uma página para os antigos trabalhafores da Messa.A página chama se Trabalhadores da antiga messa máquinas de escrever criada pela nossa querida e amiga Paula Neto.Adiram.,vai ser óptimo reencontrar mos. Obrigada.Ascensão Silva

      Eliminar
    2. Olá amigos. No Facebook foi criada uma página para os antigos trabalhafores da Messa.A página chama se Trabalhadores da antiga messa máquinas de escrever criada pela nossa querida e amiga Paula Neto.Adiram.,vai ser óptimo reencontrar mos. Obrigada.Ascensão Silva

      Eliminar
  7. Boa noite.
    Gostava de saber se conhece alguém que consiga reparar a minha Messa 5000.
    É o meu instrumento de trabalho, quase parte de mim.
    Se me poder contactar o meu número é o 910966521.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se ainda precisa de ajuda, mas se for o caso estou à sua disposição.

      Eliminar
  8. Boa tarde. Estou a realizar um trabalho de inventário a propósito da máquina Messa M1. Estou com dificuldades em data-la ou saber valores originais da mesma. Alguém que me possa ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Máquinas Nessa Comercial Lda,Só trabalhei um dia na oficina de Máquinas de escrever pois pertencia á oficina de fotocopiadora Develop e outras como ETI, gevafax.A nessa foi para mim uma escola que me forneceu bases sólidas para a minha vida,é com grandes saudades que recordo a equipa que integrei e da qual recordo todos os nomes Figueiredo Gomes, Simões,Cesário, Marcelino Marques, Cândido Medeiros,Fernandes e Vítor Domingos assim como outros da oficina Messa e Oficina VITOR e restantes das vendas, escritório e armazém, espero que estejam todos bem. F

    ResponderEliminar
  10. Trabalhei na Messa nos anos 71/72, não cheguei a trabalhar lá dois anos, mas recordo aquela fábrica com muita saudade, até me custa a acreditar que tenha desaparecido. Trabalhei na secção dos modelos, recordo-me pessoas excelentes e grandes profissionais, Eng.Figueredo Jorge,Leiria, José Antonio, Repas, Genésio e muitos mais.O meu nome é Jacinto Reis. Aproveito para mandar um grande abraço a todos os meus amigos bem como a todos os trabalhadores daquela grande empresa. Momento on

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Jacinto Reis:

      Sera q pode entrar em contacto comigo. Gostaria de poder saber mais sobre o seu trabalho na seccao de modelos.

      Obrigado

      Luis Sarmento

      Eliminar
    2. Luís Sarmento, nunca mais tinha vinda a esta página, a minha resposta é muito tardia, mas é minha obrigação responder e ao mesmo tempo apresentar as minhas desculpas, o meu trabalho, bem como o outro pessoal da parte da oficina, era fazer as peças para o protótipo que na altura estávamos a trabalhar na máquina eléctrica, na Oficina que era contígua ao gabinete de projecto, trabalhava na altura com o Sr. Leiria que chefiava, depois tínhamos o José António o Repas o Manuel da Cruz, á outro que não me consigo recordar o nome, disseram- me mais tarde que tinha sido premiado num jogo qualquer, o meu último dia de trabalho foi 19/5/1972, vim para Évora, uma fábrica de relés que a Siemens aqui montou, que felizmente ainda existe. Um abraço e renovada minhas desculpas, vejo-me agora á memória o nome do outro colega, era o Henrique, rapaz muito vaidoso

      Eliminar
  11. Ola,

    Este blog eh fantastico e tem imensa informacao sobre a Messa que eh dificil de encontrar noutros sitios. Eu estou a tentar fazer um levantamento sobre os primeiros tempos da Messa, mas estou a ter muita dificuldade em encontrar informacao. Alguem sabera quem foram os socios fundadores da Messa? Saberao dizer-me se houve pessoal da Messa a ir ter formacao a fabrica de Siemag na Alemanha, ou se houve tecnicos alemaes da Siemag nas instalacoes da Messa?
    Muito obrigado e um abraco a todos!

    Luis Sarmento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procure no Facebook TRABALHADORES DA EX-MESSA, MAQINAS DE ESCREVER está muita gente do inicio da da empresa.

      Eliminar
  12. Segunda me lembro, depois de fazerem as máquinas de escrever, as instalações e muitas pessoas começaram a produzir TVs a cores.
    Aliás, a primeira TV a cores que tive veio de lá....

    ResponderEliminar
  13. Trabalhei Messa Comercial até ao seu encerramento. Deixei amigos que ainda recordo com saudades; o Fernando, Amândia, Sr. Machado e muitos, muitos outros.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite. Tenho um exemplar igual ao da foto. Alguém me sabe informar de que ano é?

    ResponderEliminar