Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 13 de novembro de 2011

Chuva no Fórum Sintra (inundação)

Hoje fiquei totalmente impressionado, pela quantidade de chuva que caiu durante a manhã, no entanto fico ainda mais impressionado, quando me desloquei ao Fórum Sintra, e sou surpreendido com o que assisti.
Quando cheguei, já se encontram alguns técnicos a bombear água para o exterior, no entanto, a minha visita foi bastante rápida, e 15min depois, sou surpreendido com chuva no interior do Centro Comercial, com água a cair do tecto na zona junto à farmácia. Apenas um segurança no local, e uma grande quantidade de água no chão.

O acesso de pessoas ao estacionamento, pela passadeira rolante, estava condicionado, devido à água que estava no piso -1. Como podem verificar na foto acima, água que caia dentro do estacionamento, proveniente da laje de betão.

Dirigir-me até ao meu carro também não foi tarefa fácil, com o piso estava alagado, e assim, fui obrigado a ter os pés totalmente dentro de água, num piso que se encontrava extremamente escorregadio. Resultado: um par de sapatos estragado.

Confesso que a minha vontade de sair rapidamente dali era grande, no entanto, as setas de saída, sugeriam-me que o local para sair, era exactamente o que estava encerrado, e assim, fui obrigado a procurar um segurança para me ajudar, com indicações de outra saída.

Eu apenas estive na zona da farmácia e no estacionamento, e não sei se terão ocorridos outros incidentes.


E eu pergunto, que raio de obra é esta? Na primeira forte chuvada, mete água por todo lado?

A chuva intensa registou-se durante um período de 1h30, e se fosse mais tempo? As pessoas estavam em segurança? Os carros estavam em segurança?

Existem algum plano de emergência para este tipo de situações, num espaço que recebe milhares de pessoas, ou os seguranças vão desenrrascando, e os Técnicos da Manutenção, vão dizendo que não podem fazer mais, como assisti hoje?

É seguro estar no Fórum Sintra?

15 comentários:

  1. Sim é seguro.

    Mas esse problema junto à farmácia tem que ser resolvido o mais depressa possivel. Já não é a 1ª vez que isso acontece. Até digo mais, já vinha com o antigo Feira-Nova e não chegaram a resolver, mas agora vai ser complicado e tem que ser resolvido a remendos..

    Já no parque de estacionamento, tal aconteceu devido a toda a água que escorreu lá para dentro da rampa de entrada junto ao pingo doce. Vão ter de melhorar a parte de escoamento da água, porque senão fica tudo muito complicado.

    Agora de resto, no Forum tudo normal.

    ResponderEliminar
  2. Seguro? eu vi água a cair lá dentro... na zona das lojas...

    ResponderEliminar
  3. António Lopes (eng civil)13 de novembro de 2011 às 22:04

    Eu tinha vergonha se tivesse sido eng. desta obra...

    ResponderEliminar
  4. Há sempre dias em que tudo acontece, mas a inteligência de um projectista, está em saber prever todas as situações...

    coisa que aqui não aconteceu... já no Túnel de Ouressa foi igual: primeira chuvada e inundou.

    Custa muito explicar aos senhores que projectam e fazem as obras, que a agua escorre para sítios mais baixos? é a lei da Natureza

    ResponderEliminar
  5. uma grande poça de água junto à passadeira rolante, e "tudo bem"...

    nem uma placa informativa de piso molhado, e o segurança quando chegou... ali ficou caladinho a olhar para o chão... se alguém tivesse caído...

    ResponderEliminar
  6. o problema disto são as sub-empreitadas...
    porque o grosso da obra é feito por uma empresa mas depois os pormenores - exemplo ventilaçoes, AC, etc, são outras empresas que fazem o quê?
    vão "furar" tectos, paredes e depois remendam, mas nunca fica em condições... e só quando isto acontece e´que é visivel

    ResponderEliminar
  7. Uma chuva de hora e meia, ainda por cima "intensa", não é coisa assim tão leviana como se dá a entender neste texto. Por outro lado, se é a "primeira forte chuvada" acho que devia ser minimamente desculpável... A menos que se repita inúmeras vezes, não faz sentido nenhum este texto existir

    ResponderEliminar
  8. Estou espantado com as fotografias desta ocorrência. Edifício novo com este problema?

    E a zona dos restaurante e cinema que em caso de emergência só tem a escada rolante e o elevador como acessos de evacuação para o piso 1?

    Alguém na CMSintra fiscalizou o projecto?

    ResponderEliminar
  9. Claros erros de projecto/obra...

    aproveitem, que a obra ainda está na garantia...

    ResponderEliminar
  10. Respondendo ao Sr. Jorge Mateus.

    No piso da restauranção se reparar na fachada junto ao McD e KFC tem 2 portas identificadas como de emergencia que dão acesso a escadas, bastante largas, até ao exterior.

    ResponderEliminar
  11. Parece que o senhor Pedro Almeida pensa que este post não deveria ter sido colocado... Não percebo qual o problema de noticiar este tipo de ocorrência. Ou será normalíssimo chover assim dentro de um centro comercial recém-inaugurado?...

    ResponderEliminar
  12. Oh SR Pedro Almeida "A menos que se repita inúmeras vezes, não faz sentido nenhum este texto existir"??

    então para si é normal? Também chove em sua casa? Os Centros Comerciais vão passar a fornecer barbatanas nos acessos aos pisos inferiores??...

    alem disso, pelo que me parece, este texto é um desabafo pessoal... e faz todo sentido existir... é disto que Portugal precisa, espírito critico e reactivo

    ResponderEliminar
  13. Espirito Critico e reactivo é uma coisa; a maioria dos comentários a este texto e o "remate" do próprio texto são outra completamente diferente. Mas cabe na cabeça de alguém levantar questões como "o projecto é seguro?" ou "alguém da CMS fiscalizou o projecto?"
    é que o espirito critico conduz-nos à discussão e da discussão podemos caminhar para as melhores soluções. já com a critica pela critica.... é mesquinho e não traz nada de bom.

    ResponderEliminar
  14. Alguns acham que o que aconteceu no forum foi um pequeno acidente. De facto choveu muito, mas não é desculpa para o ocorrido.
    O edifício do forum tem problemas graves decorrentes da "pressa" com que as obras foram executadas, como se pôde constatar no passado dia 13 de Novembro de 2011.
    Talvez não fosse má ideia encerrar o forum durante alguns dias para se efectuarem análises de segurança ao edifício. Lembro que no hipermercado do Seixal também estava tudo em ordem, tudo muito bem construído e no entanto depois de uma chuvada a cobertura ruiu.
    Num espaço frequentado diariamente por milhares de pessoas não se pode ser complacente, é urgente averiguar as condições de segurança desta infraestrutura e a bem da transparência tornar essas averiguações públicas.

    ResponderEliminar
  15. Mantenho o meu texto e as minha duvidas...
    O que me aconteceu no passado domingo não foi normal.

    EU SENTI-ME INSEGURO...

    ResponderEliminar